Benefícios do treinamento cardio-intervalo

Em um estudo de longo prazo sobre a saúde das pessoas nos Estados Unidos, o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos documentou as chances de desenvolver doenças cardíacas entre vários grupos da população. Muito antes de qualquer sintoma aparecer, a pesquisa epidemiológica poderia identificar grupos de alto risco.

Entre os fatores de risco mais elevados estão sexo masculino, idade acima de 35 anos, tabagismo, pressão alta, níveis elevados de certas gorduras no sangue e histórico familiar de doenças cardiovasculares.

Outros pesquisadores acrescentaram a essa lista outro fator de risco: a personalidade compulsiva, obstinada e altamente ansiosa. Quanto maior o número de gravidade, maior o risco geral da pessoa.

Essas ameaças ao coração podem ser divididas em duas categorias principais: aquelas além do controle individual, como idade, sexo e hereditariedade, e aquelas que podem ser controladas, evitadas ou mesmo eliminadas. Entre os da segunda categoria estão o que os cardiologistas chamam de "ameaça tripla". Estes são a hipertensão, o tabagismo e os níveis elevados de colesterol no sangue.

Se você fuma um maço de cigarros por dia, o risco de ter um ataque cardíaco é o dobro do de um não fumante. Se você fuma, tem hipertensão e segue uma dieta rica em gorduras, sem nenhum exercício, seu risco é cinco vezes maior do que o normal.

O coração saudável

Se esses fatores de risco colocam em risco a saúde do coração, o que melhora seu bem-estar e aumenta suas chances de trabalhar bem e por muito tempo?

Obviamente, parar de fumar e seguir uma dieta com baixo teor de gordura ajudará. A próxima melhor coisa que você pode fazer pelo bem do seu coração é dar a ele o que ele precisa: exercícios regulares ou um treinamento cardio intervalado completo.

O coração é um músculo ou, mais precisamente, um grupo ou “pacote” de músculos, semelhante em muitos aspectos aos músculos dos braços e pernas. E assim como o exercício fortalece e melhora os músculos dos membros, também melhora a saúde dos músculos do coração.

Desde a Segunda Guerra Mundial, vários estudos estatísticos em grande escala avaliaram a relação entre atividade física e doenças cardiovasculares. Uma pesquisa bem conhecida comparou 31.000 motoristas e condutores de algumas empresas de ônibus. Os motoristas mais sedentários tiveram uma taxa significativamente maior de doenças cardíacas do que os condutores, que andavam ao redor dos ônibus e subiam escadas para o andar superior.

O porquê e o como por trás dessas estatísticas foram explicados por experimentos clássicos com cães cujas artérias coronárias foram estreitadas cirurgicamente para se parecerem com as de humanos com arteriosclerose. Os cães que foram exercitados tiveram um fluxo sanguíneo muito melhor do que aqueles mantidos inativos.

O exercício parecia estimular o desenvolvimento de novas conexões entre os vasos sanguíneos prejudicados e os quase normais, de modo que os cães exercitados tinham um melhor suprimento sanguíneo para todo o tecido muscular do coração. O coração humano reage da mesma maneira para fornecer sangue à parte que foi danificada pelo ataque cardíaco.

Para permitir que o músculo cardíaco danificado seja curado, o coração depende de novos pequenos vasos sanguíneos para o que é chamado de circulação colateral. Esses novos ramos nas árvores arteriais podem se desenvolver muito antes de um ataque cardíaco - e podem prevenir um ataque cardíaco se a nova rede assumir o suficiente da função dos vasos estreitados.

Com todos esses fatos, agora se resume a uma única pergunta: O que deve ser feito para evitar tais dilemas?

Alguns estudos mostraram que exercícios moderados várias vezes por semana são mais eficazes na construção dessas vias auxiliares do que exercícios extremamente vigorosos feitos duas vezes com frequência.

A regra geral é que os exercícios ajudam a reduzir o risco de danos ao coração. Algumas pesquisas atestaram ainda mais a ligação entre exercício e coração saudável, com base nas descobertas de que os não praticantes de exercícios tinham um risco 49% maior de ataque cardíaco do que as outras pessoas incluídas no estudo. O estudo atribuiu um terço desse risco ao estilo de vida sedentário sozinho.

Conseqüentemente, com o emprego do treinamento cardio intervalado, você pode esperar resultados absolutamente positivos não apenas nas áreas que dizem respeito ao seu sistema cardiovascular, mas também no estado geral de sua saúde.

Esta atividade particular que é definitivamente boa para o coração é um ciclo de “segmentos repetidos” de natureza intensa. Nesse processo, há um intercâmbio de períodos de recuperação. Pode ser uma atividade abrangente e um movimento moderado.

Conseqüentemente, os benefícios de simplesmente se envolver nesse tipo de atividade podem trazer mais resultados do que você esperava. Esses são:

1. As ameaças de ataque cardíaco são reduzidas, se não eliminadas

2. Tarefa cardíaca aprimorada

3. Aumenta o metabolismo, aumenta a chance de queimar calorias, portanto, ajuda você a perder peso

4. Melhora a capacidade pulmonar

5. Ajuda a diminuir ou eliminar os casos de estresse

Na verdade, o treinamento cardio intervalado é a forma moderna de criar um coração e um corpo saudáveis e felizes.